CONHEÇA MELHOR A SUA BIKE
Pra quem vai na bicicletaria e fica boiando, conheça um pouco melhor onde fica a peça que seu mecânico está falando …
1. Catraca
2. Câmbio Traseiro
3. Freios: v-brake ou disco
4. pneus
5. Corrente
6. Pedais
7. Pé-de-vela
8. Coroa
9. Cubo
10. Câmbio Dianteiro
11. Garfo
12. Alavancas de freio ou manete
13. Guidão
14. Mesa
15. Banco
16. Canote
Expressões Regionais |
Freio a disco
Travão de disco, em Portugal.
Catraca
Pinha, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Roda livre, em Rondônia, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo.
Existem diversas maneiras de encher um pneu e isso pode influenciar muito em suas pedaladas. Melhorando o desempenho da bike, aumentando sua segurança e deixa a pedalada mais confortável. Lembre a pressão do pneu altera completamente o comportamento da bike nas trilhas ou asfalto.
PNEU CHEIO - Ao encher a câmara de ar, o segredo é adaptar a pressão às condições que você vai pedalar. Quando o pneu fica mais cheio, próximo ao limite indicado, ou seja acima de (
PNEU VAZIO - Quando o pneu fica mais vazio, entre 20 e
Então é o seguinte, pedaladas no asfalto ou em trilhas menos acidentadas requerem pneus bem cheios. Já trilhas acidentadas ou situações onde são exigidos bastante controle e tração, deve-se achar o ponto ideal entre pressão baixa e resistência à furos. Boas tentativas…
Sem dúvida uma boa hidratação antes, durante e após os treinos é fundamental para o desempenho. Galera, se ocorrer perda de líquidos e você descuidar, haverá desequilíbrio na temperatura do corpo diminuindo o rendimento e claro prejudicando a saúde. A recomendação para ingestão de líquidos é antes, durante e depois dos treinos e prevenindo a desidratação.
Tome de 250ml a 600ml de líquidos cerca de 2 horas antes do exercício. Isso garante o início da atividade com um nível adequado de hidratação. Agora, durante a atividade física você deve ingerir conforme o suor perdido, compensando a perda. Também existe um referencial para medir a perda de líquido que é pesando o atleta antes e depois do exercício: a cada
Posição certa - No início seus dedos vão doer, vai parecer que você não consegue segurar o guidão com firmeza, mas você se acostuma rápido e se você estiver com os dedos já posicionados, as reações são muito mais rápidas e precisas. Você não levará mais susto nas trilhas ou quando precisar, pois o seu dedo já vai estar na posição certa quando você precisar dele.
Saber frear - Todo mundo sabe pedalar, mas poucos sabem frear. Prá quem não sabe, o principal responsável por parar a bike é o freio dianteiro, não o traseiro. Em linha reta e em alta velocidade, a melhor maneira de diminuir a velocidade rapidamente é manter o corpo pra trás do banco. O uso do freio dianteiro deve ser progressivo, ou seja, você deve começar a pressioná-lo levemente e ir apertando aos poucos. O freio traseiro deve ser usado levemente, para ajudar na desaceleração. Numa entrada de curva, o freio traseiro “pode” ser travado para provocar uma derrapagem.
Pilotando no barro - Escolha o caminho mais seguro para evitar uma possível queda. Deixe a bike numa marcha reduzida, mas mantenha o giro do pedal bem alto, para que o pneu mantenha-se limpo e não fique preso nas canaletas. Não confunda giro com velocidade. A velocidade será baixa, só o giro do pedal que ficará alto.
Pilotando na areia - Para não correr o risco de atolar, você deverá manter a roda dianteira bem leve. Para isso, mantenha-se sem muita pressão na roda dianteira, com o corpo levemente inclinado para trás. Isto fará com que você alivie o peso na roda dianteira e aumente na roda traseira, o que dará mais tração e diminui a instabilidade na dianteira. Aqui você também utilizará uma marcha reduzida, mas não tanto quanto no barro.
Pilotando nas pedras - Mantenha-se em pé na bike, com o corpo levemente inclinado para a frente, aumentando o peso na roda dianteira, para evitar que ela “saia da mão”. Num terreno muito acidentado, utilize uma marcha reduzida, para poder conseguir obter uma resposta rápida no pedal, caso precise superar algum obstáculo.
Gravidade controlada - Em subidas e descidas use o centro gravitacional. Quando estiver numa subida, procure aproximar o peito do guidão para que a bike não empine e acabe caindo pra trás. Quando estiver descendo, vá para trás do banco, aumentando à pressão na roda traseira, caso contrário, a pressão ficará menor e vai sentir a traseira levantar e a queda é inevitável. Claro, que principalmente em descidas com muita pedra ou terreno irregular é recomendável controlar a velocidade, senão a bike vai ficar instável e vai exigir bastante técnica e habilidade na descida ou downhill.
parabens pelo site,estou montando uma bicicletaria!!e vi sugestoes aproveitavel...
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